Auditores Fiscais da Receita do Estado participam de Seminário sobre Previdência

Encontro visa discutir atual contexto político e econômico do país e os danos causados por eventual aprovação da atual proposta de Reforma

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Wanderci Polaquini, e membros da diretoria participaram na manhã desta segunda-feira (8) do Seminário Reforma da Previdência e a Desconstrução do Sistema de Seguridade Social Brasileiro. O evento acontece hoje e amanhã (9) no auditório da FAE BUSINESS School, sendo possível acompanhar através da transmissão ao vivo pelo YouTube

Da esquerda para a direita: Wanderci Polaquini, Rodrigo Coelho, Nilce Costa de Oliveira Nascentes, Raul Wellner Filho e Camila KempinskiPromovido pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e pelo Sindifisco Nacional, através da Delegacia Sindical em Curitiba, o evento reúne autoridades para discursar e debater sobre os pontos da Reforma da Previdência que conversam diretamente com os interesses dos auditores fiscais, servidores públicos e todos os trabalhadores brasileiros.

"A gente vive no Brasil um pouco desse retorno ao estado de natureza descrito por Leviatã, 'o homem é o lobo do homem'. Uma guerra de todos contra todos. E a Reforma da Previdência, essa proposta do governo, ela tem muito a ver com isso. Você extrair, cumprir, constranger aquilo que a gente precisa tanto em um País tão diverso, tão desigual, tão complexo, que é o Brasil, é exatamente isso. Precisamos da solidariedade. Você tira o que é de mais essencial, o que é mais sublime, no sistema que é a solidariedade, quando a gente precisa de mais solidariedade", afirmou o presidente da Fenafisco, Charles Johnson da Silva, durante a abertura do Seminário.

Silva presidiu o 1º Painel do evento, intitulado “A proposta de Reforma da Previdência no atual contexto político e econômico”. À mesa estavam os convidados palestrantes: Aliel Machado e Rodrigo Coelho, Deputados Federais e membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência; Marcelo Lettieri, Diretor Técnico do Instituto Justiça Fiscal; e Clemente Gans Lucio, Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Da esquerda para a direita: Valéria Aparecida da Silva, Raul Wellner Filho, Aldo Hey Neto, Nilce Costa de Oliveira Nascentes, Wanderci Polaquini, Deputado Aliel Machado, Daniela Aparecida de Paula e Carlos Alberto Stadler

"O grande desafio que nós temos, hoje, ao debater essa Reforma, é o desafio da comunicação com a população. É o enfrentamento do poder do governo, dos interesses que dominam essa matéria de convencer a população que não é verdade o que eles estão propagando, de que essa verdade combate privilégios", proferiu o deputado Aliel Machado, primeiro palestrante do dia.

O Seminário segue durante a tarde de hoje com o 2º Painel, que contará com a participação de: Pedro Rossi, Professor da Unicamp; Rosa Chieza, Professora da UFRGS; Dão Machado, representante do Instituto Justiça Fiscal e o auditor fiscal Chico César, que coordena a mesa. O tema que será debatido é a "Proposta de Reforma Tributária Solidária e fortalecimento das fontes de recursos para o Sistema de Seguridade Social."

Nesta terça-feira (9), o Seminário seguirá com palestras de grandes nomes do Brasil no tema da Previdência. Confira aqui a programação completa