Notícias

Imagem

Importância da educação fiscal: construindo uma sociedade mais consciente

O tema do ano do PGP-PR é: Educação fiscal e cidadania. Saber é poder, agir é transformar!

Em meio aos desafios econômicos e sociais enfrentados pelo Brasil, a educação fiscal emerge como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais consciente. Por meio da conscientização e do entendimento dos cidadãos sobre os tributos e suas aplicações, a educação fiscal desempenha um papel crucial na promoção da transparência, da responsabilidade fiscal e do fortalecimento da democracia.

A educação fiscal não se limita apenas ao conhecimento sobre impostos e taxas, mas abrange também a compreensão dos direitos e deveres de cada cidadão em relação à contribuição para o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. É por meio desse conhecimento que os indivíduos podem exercer sua cidadania de forma plena e participativa.

Além disso, a educação fiscal também estimula o planejamento financeiro, tanto a nível individual quanto coletivo. Ao entender a importância do pagamento de impostos e sua relação com a qualidade dos serviços públicos, as pessoas tendem a se organizar melhor financeiramente e a contribuir de forma mais consciente para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Tema do ano Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR)

Em 2024, o tema da 12ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) é: Educação fiscal e cidadania. Saber é poder, agir é transformar! Serão reconhecidas iniciativas que ajudem as pessoas a entender sobre impostos, para que elas possam participar ativamente de uma sociedade mais justa e transparente.

“É uma oportunidade de, dentro do contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacar duas questões muito importantes e valorizadas pelo fisco paranaense. A primeira delas é a Educação Fiscal, que é objeto de um tradicional e bem-sucedido projeto de educação realizado pelos servidores fiscais. Além disso, temos também a cidadania, que consiste em estimular a vertente do controle social. Buscamos incentivar os cidadãos a acompanhar de perto como o dinheiro público está sendo utilizado, observando a forma como os gestores estão administrando os recursos. Essa prática deve ser promovida pela própria gestão pública, visando uma maior transparência e participação da sociedade”, destacou Laerzio Chiesorin Junior, Coordenador-Geral do PGP-PR.

Mas além disso, projetos de todas as áreas da administração pública podem ser inscritos, até o dia 31 de maio.

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.