Notícias

Imagem

Sindafep apoia Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo

Conheça iniciativas premiadas pelo PGP-PR relacionadas ao autismo e saiba como esses projetos estão fazendo a diferença na vida das pessoas

No mês de abril, uma campanha de grande importância ganha destaque: o Abril Azul. Esta iniciativa visa promover a conscientização sobre o autismo e incentivar a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social das pessoas. É fundamental compreender que cada indivíduo autista é único, com suas habilidades e desafios específicos.

Neste contexto, o Abril Azul busca disseminar informações precisas e combater estigmas e preconceitos relacionados ao autismo. A educação é um pilar fundamental dessa campanha, pois quanto mais as pessoas compreendem sobre o autismo, mais inclusiva e acolhedora se torna a sociedade.

Iniciativas premiadas sobre o tema no PGP-PR

O Prêmio Gestor Público Paraná, realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), é um apoiador da causa e em anos anteriores premiou iniciativas que disseminam informações sobre o TEA. Conheça:

Uma mente diferente (Céu Azul): 
Com o objetivo de capacitar professores para ensinarem estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município de Céu Azul, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Uma Mente Diferente. O objetivo é aprimorar o ensino de alunos de nove escolas do município e disseminar informações sobre o autismo para toda a comunidade escolar.

“O projeto iniciou pela capacitação pedagógica com especialistas na área. Além disso, tivemos uma roda de conversa com os pais e também com os alunos, para que eles compartilhassem as suas experiências e contassem como funciona a mente dos seus filhos”, explicou a Secretária de Educação de Céu Azul, Josiane Ines Hoger. 

Centro Integrado de Políticas Educacionais Professora Maria Iaschombek Doege – CIPE (Toledo):
Com o objetivo de dar suporte aos alunos da Educação Infantil com dificuldade na aprendizagem e do Ensino Fundamental com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2 e 3, o município de Toledo, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Centro Integrado de Políticas Educacionais Professora Maria Iaschombek Doege – CIPE. 

Em média, os núcleos realizam 130 acompanhamentos semanais. A iniciativa oferece atendimentos de psicomotricidade, psicopedagogia, musicoterapia e estimulação precoce. Além disso, no contraturno escolar, também são oferecidas oficinas de Língua Inglesa, artes visuais, arte circense, dança, musicalização e robótica educacional. 
 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.