Notícias

Abertura da 36ª Fiscalíadas é marcada pela união da categoria e pela luta sindical

Também foi feita uma homenagem ao ex-presidente do Sindafep, Pedro Antum, que realizou a primeira Fiscalíada, em 1983

Foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (12) a 36ª Fiscalíadas, que completa 40 anos desde sua primeira edição, em 1983. A noite foi marcada por falas sobre a importância da união entre os auditores fiscais para manutenção de direitos já adquiridos e da luta sindical, que hoje coloca o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) como referência nacional.

O primeiro a discursar foi o vice-presidente Sindical, Wanderci Polaquini, que também é vice-presidente da Pública Central do Servidor. “A Pública hoje representa a voz do servidor público, sendo exclusiva para nós, e expande a nossa voz em locais em que não conseguimos chegar. Ela nos representa em fóruns, audiências com ministros de Estado, presidente da República, parlamentares, trabalhando em pautas que são comuns a todos os servidores públicos”, destacou Wanderci.

“Nós estamos sempre resistindo aos enfrentamentos de todos os segmentos que querem, de alguma forma, desconstruir o serviço público e para isso precisamos estar atentos, com uma entidade forte a nível estadual, como é o Sindafep, e nacional, como a Pública”, continuou o vice-presidente Sindical. “Nós precisamos do serviço público, com servidores respeitados, com dignidade para exercerem as suas atividades para entregar ao cidadão os seus direitos que estão previstos na Constituição Federal”, complementou.

Wanderci também explicitou a atuação do Sindafep em órgãos importantes do Paraná. “Aqui no Estado temos articulação política e institucional com as entidades de carreira, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Associação de Delegados, então hoje temos o respeito de todas as categorias. Na Paranaprevidência temos duas das oito cadeiras, uma no conselho fiscal e outra no de Administração, fruto da nossa articulação política”, finalizou.

Já o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos, ressaltou as recentes conquistas e o histórico de lutas em prol dos servidores públicos. “Só foi possível chegar até aqui porque o Sindafep sempre teve pessoas dispostas a lutar em nome de todos nós. É uma jornada fantástica. São 65 anos de muita luta, dedicação, busca e empenho, mas principalmente de amizade e união para que nós pudéssemos comemorar as vitórias que temos tido”, diz Fernades.

“Lembro que no ano passado, iniciamos uma grande batalha pela PEC que estabeleceria o novo teto, e ainda na gestão anterior tivemos essa vitória. Não faz nem um ano dessa vitória, mas nós queríamos mais. Quis o destino que a gente tivesse a ADI 5510 pautada nesse ano. Foi a maior batalha que tivemos, sem dúvidas, com grandes parceiros que hoje estão aqui presentes conosco”, destacou.

“Quantas agruras, noites mal dormidas, reuniões convocadas e todos os representantes sindicais prontamente nos atenderam, apoiando e lutando juntos para que nós continuássemos sendo uma única categoria no Fisco do Paraná”, rememora o presidente do Sindafep. “Essa vitória é de todos nós.”

“A única coisa que nós pedimos é que possamos continuar assim, levando o legado de Pedro Antum e de todos que nos antecederam nessa jornada, rogando a Deus que nos dê sabedoria para que possamos tomar as melhores decisões. Agradecemos a todos que, mesmo com a chuva, estão presentes na 36ª edição deste evento fantástico. Declaro abertas as competições, onde reinará a alegria, a confraternização e a amizade”, finalizou Fernades.

HOMENAGEM — Um dos pontos altos da abertura da 36ª Fiscalíadas foi a homenagem feita ao presidente criador do até então Segundo Encontro da Família Fazendária, Pedro Antum.

“Ele criou esse evento espetacular, que congrega a nossa categoria há 40 anos. Parte desse espaço, hoje chamado Rota do Sol Apart Hotel, foi construída enquanto ele era presidente. Receba as palmas em reconhecimento pelo trabalho, dedicação, amor e carinho que você sempre tratou os auditores fiscais do Paraná”, homenageou Fernades.

“Foi uma surpresa muito grande, me sinto honrado. Eu não esperava e foi algo que me emocionou demais. Quando fundei a Fiscalíada, em 1983, eu fiz as três primeiras edições. Na primeira vieram seis delegacias, na segunda já foram oito e a cada edição o número foi aumentando”, disse Pedro Antum, emocionado. “Só me resta agradecer a todos pela homenagem”, afirmou.

Outro momento esperado da cerimônia de abertura é o juramento dos atletas, este ano realizado pelo auditor Lauro Yokoyama, de Cascavel. “Em nome de todos os atletas prometemos respeitar nossos adversários, cumprindo todas as normas das Fiscalíadas, em respeito ao verdadeiro espírito esportivo, reafirmando a amizade e a confraternização entre todas as equipes que compõem a família fazendária”, juraram as centenas de atletas.

Logo em seguida foi acesa a pira olímpica com a tocha carregada pelo atleta símbolo de 2022, Valdes Ricanelli, de Umuarama.

REGIONAIS — Participaram do desfile de delegações as seguintes regionais: Administração Central da Receita Estadual (CRE), 1ª DRR - Curitiba, 3ª DRR - Ponta Grossa, 5ª DRR - Guarapuava, 6ª DRR - Jacarezinho, 8ª DRR - Londrina, 9ª DRR - Maringá, 11ª DRR - Umuarama, 13ª DRR - Cascavel e 14ª DRR - Pato Branco.

PRESENÇAS — Participaram da cerimônia de comissão de abertura, além do presidente e vice-presidente Sindical do Sindafep, o vice-presidente de Finanças, Agenor Carvalho Dias, o vice-presidente de Administração, Delson Abreu de Lima, o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, Osmar de Araújo Gomes, o vice-presidente Jurídico, Lindolfo Timm, o diretor de esportes da 36ª Fiscalíadas, Romaris Silva, o coordenador-geral de Fiscalização da Receita Estadual do Paraná, Estevão Ramalho, o presidente do Conselho de Representantes Sindicais, João Marcos de Souza, e o membro do Conselho Fiscal do Sindafep, Reginaldo de França.

EVENTO — A Fiscalíada é o mais tradicional evento dos auditores fiscais paranaenses. Com sua primeira edição realizada em 1983, ela reúne a família fiscal, entre auditores ativos e aposentados, para competições esportivas, diversão e o mais importante, a união entre a categoria.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.