Diretoria do Sindafep participa da 2ª edição do Pré-FIT 2023

Parlamentares, parlamentares nacionais e internacionais debateram sobre as perspectivas da Reforma Tributária no Brasil

Nesta terça-feira (4), a Diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) participou da segunda edição do Seminário Pré Fórum Nacional Tributário (FIT) 2023. O evento, realizado no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, contou com a participação de parlamentares, palestrantes nacionais e internacionais que debateram a proposta de “Reforma Tributária Solidária, Justa e Sustentável”.

A iniciativa se diferencia das demais propostas na mesa de negociações, que promovem apenas a simplificação da tributação do consumo, sendo omissas quanto à tributação da riqueza. Enquanto isso, a “Reforma Tributária Solidária, Justa e Sustentável” considera fundamental promover a justiça fiscal, reduzindo a elevada carga que incide sobre o consumo e ampliando a incidente sobre as altas rendas e riquezas.

Os deputados federais Bohn Gass (RS), Guilherme Boulos (SP), Ivan Valente (SP),  Luiz Carlos Jorge Hauly (PR), Mauro Benevides Filho (CE) e Reginaldo Lopes (MG) debateram sobre as “perspectivas da Reforma Tributária no Brasil”. Além deles, participaram do evento os palestrantes internacionais Sarah Perret, Chefe da Divisão de Imposto de Renda e propriedade do Centro de Política e Administração Tributária da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e Florencia Lorenzo, pesquisadora latino-americana da Tax Justice Network.

Por parte da Diretoria do Sindafep, estiveram presentes: o presidente, Fernades dos Santos; o Vice-Presidente Sindical, Wanderci Polaquini; e o Vice-Presidente de Finanças, Agenor Carvalho Dias. “Foi uma semana cheia com Pré-FIT, Conselho Deliberativo da Fenafisco e de Reforma tributária no Congresso Nacional”, reforçou Wanderci.