Notícias

Imagem

Covid-19: em 22 dias, Paraná iguala seis primeiros meses da pandemia

No mês em que o Paraná completou um ano desde o primeiro diagnóstico de coronavírus, o Estado passa pelo momento mais desafiador da pandemia, com uma escalada inédita de novos casos e mortes em decorrência da covid-19.

Nos primeiro 22 dias de março, o Paraná registrou 152.183 casos novos da doença. O valor é superior ao registrado nos seis primeiros meses da pandemia: do dia 12 de março até 12 de setembro de 2020 foram 151.293 casos confirmados.

O crescimento desenfreado da covid-19 pressiona o sistema integrado de saúde, que opera no limite em todas as regiões do Estado. Segundo o informe epidemiológico mais recente, a taxa de ocupação das UTIs varia entre 94% e 97%.

Dos 1.681 leitos de UTI do SUS para covid-19, 1.607 estão ocupados. Ou seja, até o balanço desta segunda-feira (22), havia apenas 74 leitos vagos em todo o Paraná.

A fila de pacientes à espera por um leito até ontem era 967 pessoas. Deste total, 553 aguardavam a liberação de uma unidade de terapia intensiva.

Apesar da tentativa de ampliação da rede, a capacidade de abertura de leitos é inferior à velocidade com a qual o coronavírus contamina novos pacientes.

“Nosso objetivo é proporcionar atendimento regionalizado a todos os pacientes, mas a melhor prevenção ainda é evitar a contaminação pelo vírus”, reconheceu o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.

COVID-19: PARANÁ É O TERCEIRO ESTADO EM NÚMERO DE CASOS

Diante da escalada inédita do coronavírus, os diagnósticos de março impulsionaram o Paraná para o 3º lugar no ranking dos estados com o maior número de casos confirmados de coronavírus.

Segundo o painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários da Saúde), com 799 mil registros, o Estado só fica atrás de São Paulo (2,3 milhões) e Minas Gerais (1 milhão).

O Paraná fica à frente de estados como o Rio Grande do Sul (793 mil), Bahia (770 mil), Santa Catarina (767 mil), Rio de Janeiro (623 mil), Ceará (511 mil) e Goiás (453 mil).

COVID-19 NO PARANÁ

No boletim desta segunda-feira (22) atualizado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o Paraná confirmou 76 mortes e 3.218 casos novos de covid-19.

De acordo com a secretaria estadual, o Paraná agora acumula 794.608 casos confirmados e 14.855 mortes por complicações da doença.

No Estado, a taxa de letalidade de 2%, dentro da média nacional.

De acordo com a Sesa, 567.040 pacientes foram liberados do tratamento e são considerados recuperados. O número representa 71% do total de infectados.

Fonte: Paraná Portal

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.