Limite o consumo destes 4 itens pra ter mais saúde em 2023

Ao entrar em um novo ano, muita gente faz listas de metas a serem cumpridas; uma bem comum é a de ser uma pessoa mais saudável. Mas, para conseguir alcançar esse objetivo, é preciso seguir alguns planos. Aqui, separamos quatro itens para você evitar em 2023 e ter mais saúde. Confira!

1. Refrigerante
A bebida tem açúcar em excesso, o que traz inúmeros malefícios para a saúde. Um bom exemplo disso foi a pesquisa publicada no American Journal of Public Health, realizada com com 5.309 adultos, que mostrou que beber refrigerante diet diariamente está associado a um risco 67% maior de diabetes tipo 2.

2. Carne processada
Um estudo realizado pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, mostrou que existe uma relação entre demência e a ingestão de alimentos processados, como salsicha, bacon e salame.

3. Carne vermelha
A ingestão excessiva de carne vermelha, como hambúrgueres e bifes, há muito tempo é associada a doenças cardíacas e câncer.  Para um estudo em nutrição clínica, ratos foram alimentados com quantidades variadas de carne bovina ou de frango por quatro semanas. Mais carne vermelha na dieta foi associada à diminuição do comprimento dos telômeros (extremidades do DNA que ajudam a proteger as células e aumentar o risco de doenças) nas células do cólon. Descobertas semelhantes foram mostradas para a carne branca, embora a vermelha tenha um efeito maior.

A boa notícia: as dietas que incluíam amido resistente, um bom carboidrato que ajuda a queimar gordura, enfraqueciam o efeito da carne vermelha nos telômeros. Mais razão para consumir alimentos ricos em amido resistente, incluindo bananas e lentilhas.

4. Álcool
Ao beber com frequência, a pessoa precisa beber doses cada vez maiores para obter os mesmos efeitos. Isso pode levar ao consumo abusivo de álcool, algo que eleva o risco de diversas doenças. Além disso, álcool em excesso pode levar ao aumento de peso. Qualquer tipo de álcool, seja o da cerveja, do vinho ou do destilado, fornece calorias, o que envolve o risco de acumular gordura.

Fonte: Doutor Jairo