Notícias

Imagem

Saúde do idoso: dicas para a melhor idade

Quem foi que disse que a terceira idade não pode ser a melhor fase de nossas vidas? Mas, para que isso aconteça, é essencial que a saúde do idoso seja tratada com prioridade e atenção. A boa notícia é que, com algumas simples atitudes no dia a dia, é possível curtir a melhor idade com mais força, energia e livre de doenças.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para você adotar em sua rotina e garantir um estilo de vida mais saudável.

Vamos lá?

1. Pratique atividades físicas

Essa é uma daquelas dicas que vale para qualquer idade, mas que é ainda mais importante para garantir que a saúde do idoso esteja sempre em dia. Praticar atividades físicas regularmente ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose e doenças cardíacas.

Além disso, ao praticar exercícios físicos, o nosso corpo libera serotonina, que é o hormônio que atua no cérebro regulando o humor. Assim, doenças como a depressão também podem ser prevenidas.

Para começar, escolha aquelas atividades que você mais gosta. Lembre-se que os exercícios mais indicados para a saúde do idoso são caminhadas leves, hidroginástica, pilates, natação e alongamentos diversos.

2. Hidrate-se corretamente

Assim como a prática de atividades físicas, a hidratação deve ganhar um destaque ainda maior quando o tema é a saúde do idoso. Isso porque, durante a melhor idade, o nosso corpo pode ser influenciado pelo consumo de medicamentos, fazendo com que ocorra maior perda de líquidos através da urina.

Assim, o ideal é consumir líquidos em pequenas quantidades e com maior frequência ao longo do dia. E não se esqueça: não espere sentir sede para se hidratar. A sede é um é sinal que o nosso corpo está começando a ficar desidratado. Por isso, beba água com regularidade.

3. Alimente-se bem

Além da hidratação, a alimentação também é um item essencial para manter a saúde do idoso sempre em dia. Uma dieta rica em nutrientes e antioxidantes, por exemplo, é muito importante para combater o envelhecimento precoce de nossas células.

Invista também em grãos, alimentos ricos em fibras, legumes, frutas, verduras e alimentos ricos em vitamina D (como sardinha, cogumelo, ovos, salmão e leite), que auxiliam na manutenção da agilidade mental.

4. Preze pelo seu sono

Pode parecer que não, mas um sono de qualidade faz toda a diferença na saúde do idoso. É quando estamos dormindo que experimentamos o maior relaxamento muscular e fortalecemos nossa memória, consolidando todos os conhecimentos adquiridos no dia anterior.

A longo prazo, dormir mal pode causar impactos negativos e complicações como falhas de memória, indisposição, pressão alta e ansiedade.

5. Mantenha hobbies

Para manter uma vida saudável você não precisa deixar de lado aquelas coisas que você mais adora fazer. Ter ocupações e manter hobbies favorece, inclusive, a saúde mental, fazendo com que você se sinta feliz e útil.

Ler livros, jornais, assistir a filmes, praticar palavras cruzadas, jogos, exercícios de memória, participar de cursos... Enfim: qualquer atividade é bem-vinda para manter o seu cérebro sempre ativo!

6. Realize exames periódicos

Mesmo que você pratique exercícios físicos e se hidrate e se alimente corretamente, não se esqueça de realizar exames periódicos para se certificar de que a saúde está em dia.

Essa é a melhor forma de prevenir o surgimento de possíveis doenças e também de controlar aqueles problemas que já existem.
 

Fonte: Unimed

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.