Notícias

Imagem

Que tal melhorar a consciência corporal com o Pilates?

Método trabalha a conexão entre a mente e o corpo, com o objetivo de melhorar a consciência corporal e, assim, trazer inúmeros benefícios

Pilates é um método de exercícios criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Entre os benefícios mais importantes trazidos pela atividade, estão o fortalecimento muscular, melhora da mobilidade articular, alongamento e flexibilidade, entre tantos outros.

Por exigir bastante coordenação entre o corpo e a mente, uma das características do Pilates é usar a concentração e controle da respiração como forma de realizar corretamente os exercícios, ativando principalmente os músculos abdominais, glúteos e costas.

Estas características são, claro, benéficas para qualquer indivíduo, mas acabam sendo especialmente valiosas para idosos. Isso porque as aulas, ao trabalharem de forma profunda a musculatura do core (o conjunto de músculos do abdômen, costas e pelve), melhoram o equilíbrio, algo fundamental para evitar quedas e fraturas.

Pilates pode ser praticado de forma solo ou com equipamentos — Foto: Istock Getty Images

Pilates de solo ou com aparelhos?

O método é praticado no solo ou nos equipamentos desenvolvidos por Joseph Pilates, e pode ser realizado por qualquer pessoa – homens, mulheres, crianças, grávidas e idosos –, contanto que o professor saiba orientar o aluno dentro de suas capacidades e condição física. Isto é válido especialmente para as grávidas. Gestantes que não se exercitavam antes da gravidez correm risco de forçar demais o assoalho pélvico, colocando em perigo a gestação, e por isso devem contar com orientação e acompanhamento de um médico.

A instrutora Letícia Capra Martini explica que esta adaptação do exercício, considerando as condições de cada aluno, é fundamental para obter bons resultados e diminuir o risco de lesões.

– Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar, mas isso depende muito da orientação do profissional, com os cuidados e necessidade de cada pessoa. Eu tenho alunos de 90 anos e de 10 anos, e procuro trabalhar o objetivo de cada um, dentro da necessidade e condição física do aluno.

No Pilates de solo, o aluno usa o peso do próprio corpo e alguns instrumentos, como pesos, bolas e elásticos, para fazer os movimentos. Nesta modalidade, é possível praticar em grupos com mais alunos, o que torna a atividade ainda mais benéfica, agregando a socialização às vantagens. Já no Pilates com aparelhos, o objetivo é facilitar ou dificultar o exercício, de acordo com os objetivos planejados.

Viu só? O que não falta é opção para você escolher e abandonar de vez o sedentarismo, vivendo de forma mais saudável e feliz. Que tal começar a mudar 1 hábito hoje mesmo?

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.