Cerimônia de encerramento do PGP-PR acontece na próxima terça-feira (31)

Evento será realizado na Assembleia Legislativa do Paraná a partir das 18 horas

Acontece nesta terça-feira (31) a cerimônia de encerramento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2023, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ao todo, das 186 iniciativas homologadas em 59 municípios, 41 delas serão premiadas, reconhecendo 26 cidades de todos os cantos do Paraná.

Prefeitos, secretários municipais, deputados e lideranças locais devem participar da cerimônia, que terá início às 18 horas, direto do plenário da Alep e transmissão no canal do Youtube do Poder Legislativo estadual.

As iniciativas serão premiadas em diferentes categorias: Troféu Melhor do Ano, Troféu Tema do Ano, Troféu Administração Tributária, Troféu Tecnologia e Informação, Troféu PGP-PR, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa. Os municípios só saberão saber qual foi a premiação de seu projeto no dia do evento.

TEMA NO ANO — A falta de moradia é um problema que afeta todo o planeta. Somente no Brasil, segundo uma pesquisa da Fundação João Pinheiro, entidade que trata sobre o assunto a nível nacional, apontou que em 2019 havia um déficit habitacional de 5,8 milhões de casas. A solução depende de ações contínuas e efetivas do poder público e de toda a sociedade.

Com o tema “Moradia Sustentável: Realizando Sonhos e Preservando o Ambiente, o PGP-PR buscou por projetos que promovem moradias adequadas, com a construção com materiais menos agressivos ao meio ambiente e que contem também com métodos construtivos mais baratos, que levem menos tempo e mais sustentáveis. Um exemplo são residências com aproveitamento de água da chuva ou otimização do uso de energia.

Também faz parte desse escopo uma infraestrutura adequada no que envolve a residência, como acesso ao saneamento básico, por exemplo, tema do 5º PGP-PR, em 2017.

O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013, e conta com a participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

A premiação é apoiada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR), Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Fomento Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Otium Seguros, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Receita Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS), com cooperação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e apoio técnico da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

SERVIÇO - ENCERRAMENTO PGP-PR 2023

Onde: Assembleia Legislativa do Paraná - Praça Nossa Senhora de Salete, s/n - Centro Cívico, Curitiba.

Quando: 31 de outubro

Horário: 18 horas

Confira os premiados e os seus respectivos municípios:

1. Aluno Conectado – Toledo
  2. Ampara – Centro Especial de Atendimento à Pessoa com TEA – Campo Mourão
  3. Banco da Mulher – Cascavel
  4. Canalização do Córrego Central – Ubiratã
  5. Capacita Rio Negro – Rio Negro
  6. Cartão Auxílio Escolar – Medianeira
  7. Central de Libras – Toledo
  8. Centro Novo de Ivaiporã: Fortalecido, Sustentável e Desenvolvido – Ivaiporã
  9. CICOM – Centro Integrado de Controle e Monitoramento – Cascavel