Notícias

Sindafep alerta para importância do recadastramento de aposentados e pensionistas

Prazo vai até o dia 31 de dezembro e é obrigatório para manter o pagamento dos benefícios

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) faz um alerta para todos os filiados aposentados e pensionistas da Paranaprevidência para o prazo de recadastramento de 2023, que encerra-se no dia 31 de dezembro. Em caso de não realização do procedimento, os benefícios poderão ser suspensos até a regularização cadastral.

Segundo o último balanço da instituição previdenciária do Paraná, divulgado em 9 de novembro, apenas 66% dos beneficiários haviam realizado o procedimento, obrigatório para manutenção dos benefícios. Ao todo, é esperado que mais de 105 mil aposentados e pensionistas realizem o recadastramento.

“Faz parte do nosso compromisso alertar os nossos filiados sobre a importância do recadastramento para que eles não fiquem sem a sua aposentadoria ou pensão. Por isso, reforçamos a necessidade de todos os nossos aposentados e pensionistas realizarem o recadastro. É simples e pode ser feito pela internet”, destaca o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, Osmar de Araújo Gomes. “Nossa equipe do Sindafep também está à disposição para auxiliar a todos que precisarem de ajuda”, complementa.

O diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, explica que o procedimento é rápido e seguro, e pode ser feito por meio do aplicativo PRPREV. “O recadastramento digital desobriga o comparecimento dos nossos beneficiários à Instituição. A não realização do procedimento de recadastramento vai implicar no bloqueio de pagamentos, o que prejudica os aposentados e pensionistas”, afirma Vidigal.

O recadastramento na Paranaprevidência funciona como uma “prova de vida”. Ele pode ser feito em qualquer época do ano, independentemente do mês de aniversário de quem recebe o benefício. Além do aplicativo PRPREV, disponível nas lojas de aplicativos de celulares, também pode ser feito pelo site www.paranaprevidencia.pr.gov.br, clicando na área “Entrar”, na parte superior.

Caso o usuário não lembre ou não tenha a senha é possível redefini-la no próprio aplicativo. Após digitar o CPF, basta clicar no link em azul “Recuperar/Alterar senha”. Ele então receberá um e-mail ou uma mensagem em SMS com orientações para redefinição.

O Sindafep também reforça que só baixar o aplicativo não configura recadastramento. É preciso efetuar o login e seguir os passos indicados na tela. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone da Central de Atendimento da Paranaprevidência, pelo número 0800-643-0037.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.