Notícias

Imagem

5 alimentos hidratantes para aumentar a ingestão de líquidos no calor

Em períodos de calor mais intenso é preciso ter atenção redobrada com a ingestão de líquidos, afinal, o corpo perde mais água por meio da transpiração. Com o verão chegando, a atenção com esse quesito é ainda mais necessária.

Isso porque o suor é composto por 99% de água e sais minerais, sendo responsável por manter a nossa temperatura interna regulada, sobretudo nos dias de mais calor. Quem pratica atividades física deve ter atenção ainda maior, afinal, há maior produção de suor.

A Organização Mundial da Saúde orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia. Adolescentes e pessoas fisicamente ativas podem precisar de números maiores, de acordo com a eliminação do suor.

Alimentos para melhorar a hidratação
Além de beber água, adicionar à alimentação opções que favoreçam a hidratação é uma boa pedida, pois você obterá a ingestão de líquidos adequada variando o cardápio. Confira cinco opções ótimas para você consumir regularmente!

1. Melancia
A melancia é formada por 92% de água e pouco calórica, sendo uma ótima opção para hidratar o corpo. Ela ainda conta com vitaminas, cálcio, ferro e fósforo.

2. Brócolis cozido 
Além de supersaudável, o brócolis tem aproximadamente 92% de água na sua versão cozida. Conta ainda com fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

3. Pepino
O vegetal conta com praticamente 96% de água em sua composição, sendo uma das opções mais hidratantes. Ele tem só 17 calorias a cada 100g.

4. Abacaxi
A fruta é deliciosa e tem a cara do verão, não é mesmo? Ela tem 87% de água em sua composição e apenas 48 calorias a cada 100g.

5. Abobrinha 
Rica em vitamina B3, a abobrinha é saborosa e versátil no preparo de receitas. Ela tem cerca de 95% de água em sua composição. Prefira consumi-la crua.

Fruta inteira ou suco?
Assim como outros alimentos — batata frita vs. batata assada, por exemplo –, as frutas realmente apresentam valores nutricionais distintos dependendo da forma que são ofertadas. Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra, enquanto sucos (coados) não.

Um copo de suco – mesmo que seja 100% fruta – tem muito mais açúcar do que um pedaço ou uma porção de fruta inteira.  Além disso, optar por comer em vez de beber traz uma sensação de saciedade maior. 

Sendo assim, em relação à ingestão recomendada de frutas por dia, é melhor comê-las do que bebê-las. Não é necessário evitar completamente o consumo de suco 100% fruta, mas ele deve ser limitado a não mais do que 120 a 240 ml por dia, aproximadamente. E, ao consumir, prefira sempre se coar, ok?

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.